cultura

Olha o Fio de Bigode aí, gente!


Que saudade que eu estava de vocês, queridos leitores!
Tenho circulado por algumas cidades do Estado, conversado com artistas e participado de vários projetos.  

Hoje, apresento o Fio de Bigode, um rico projeto que vem se destacando no cenário musical. A expressão "Fio de Bigode" é antiga e muito utilizada no Rio Grande do Sul. Refere-se à palavra empenhada ou à própria barba como garantia de algum trato ou contrato.

Ainda lembro do meu Vô Augusto falando: "Sou do tempo que se honrava o Fio de Bigode!

Pois o grupo Fio De Bigode é um projeto musical da cidade de Santa Maria/RS formado no ano de 2017 que busca valorizar, difundir e contribuir com a música regional gaúcha por meio de releituras de obras já conhecidas do cancioneiro gaúcho bem como composições próprias. Passeando entre a música regional urbana ou mais campeira, o grupo preza pela qualidade da interpretação e execução de arranjos, bem como uma atuação interativa com seu público.

Um grupo de amigos! Acadêmicos ou egressos do curso de Música da Universidade Federal de Santa Maria, os integrantes do grupo trazem em sua bagagem experiências em festivais de folclore nacionais e internacionais na Argentina, Chile, Uruguai. Destaca-se na trajetória diversos prêmios no ENART (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha), sendo campeões em modalidades solo e em conjunto, nas categorias de acordeon, violão, solista, conjunto instrumental e conjunto de invernadas bem como participações e premiações em festivais de música nativista, citando Carijo da Canção, Moenda da Canção, Tertulia Musical Nativista, Moinho da Canção, Vigília do Canto Gaúcho, dentre outros.

Também participações em projetos sociais, acompanhamentos de artistas renomados do estado, participações e execuções de masterclass, e os mais diversos projetos de cunho musical. Cada um vive de sua música e juntos trazem o gosto de preservar e tocar a boa música do nosso Estado com a maior alegria e qualidade possível.

Foto: Divulgação
Na foto, da esquerda para a direita, os integrantes de Fio do Bigode: Vanderson Rocha, Pablo Cardoso, Ronison Borba e Igor Cezar

SHOW
Na próxima quarta, dia 1º de agosto, eles estarão novamente na Quarta Nativista do Plataforma 85 no Mercado Público de Santa Maria.

Quer encontrar o Fio de Bigode?
Só acessar e curtir o Facebook e o Instagram do grupo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Coluna doída! Anterior

Coluna doída!

Olha o Fio de Bigode aí, gente! Próximo

Olha o Fio de Bigode aí, gente!